Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três grandes fases: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Cada uma dessas fases diz respeito às tecnologias conhecidas pelo homem. Mas note que todas elas não tem ponto de início claro nem ponto de término bem definidos. Também cabe lembrar que essas transformações não ocorreram no mundo inteiro ao mesmo tempo. Em alguns lugares levou mais tempo para aprender, em outros levou menos temo e por aí vai…
Paleolítico: (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é um período pré-histórico correspondente ao intervalo entre a primeira utilização de utensílios de pedra pelo homem (cerca de 2 milhões de anos atrás) até ao início do Neolítico (cerca de 10 mil a.C.). No Paleolítico, os homens eram essencialmente caçadores e coletores, apresentando uma economia de subsistência (somente para se manter), tendo que se deslocar constantemente (nômades). O Paleolítico é o período do desenvolvimento de instrumentos de caça, feitos em madeira, osso ou sílex (tipo de pedra). Este grande período histórico subdivide-se em: Paleolítico Inferior, Paleolítico Médio e Paleolítico Superior. Os homens do Paleolítico viviam de uma forma de vida conhecida comoComunismo Primitivo, onde não existia propriedade privada (ninguém era dono da terra) e ninguém acumulava riquezas (trabalhavam para sobreviver e não para garantir renda). Assim, todos viviam juntos e trabalhavam juntos (trabalho coletivo).
Paleolítico Inferior: Foi nesse período que surgiu o Homo Sapiens Arcaico. Este humanóide é praticamente o antecessor do ser humano como se conhece hoje. Através de muitos estudos da arqueologia, sabe-se que seus objetos são confeccionados primeiramente em osso e madeira depois em pedra e marfim. Também, sabe-se que já sabiam usar armas como machado de pedra, usado para cortar, esmagar os alimentos, para defesa e fazer furos. As lascas das pedras eram aproveitadas para fabricar objetos cortantes. Por isso que o Paleolítico ficou conhecido como Período ou Idade da Pedra Lascada. A sociedade adquire certa organização social e a família já tem importância. São nômades (andavam à procura de alimentos), descobrem e dominam o fogo, possuem uma linguagem rudimentar, indícios de rituais funerários e desenvolvem as primeiras práticas de magia (devido à descoberta do fogo).
Paleolítico Médio: O paleolítico médio é um conceito que compreende um espaço temporal, cultural e geográfico mais restrito do que os períodos do Paleolítico que o antecedem e precedem. Escavações arqueológicas acusam que nesse período surgiu o homem de Neanderthal, que coexistiram por cerca de 10 mil anos com os homens modernos. Esses encontros ocorreram embora fossem um pouco raro pois existiam poucas pessoas vivendo na Europa. À medida em que os homens modernos se tornavam a etnia dominante, os neandertalenses iam cada vez mais se isolando, até desaparecerem há cerca de 27 mil anos atrás. É nesse periodo que surgem os primeiros Sambaquis (depósitos criados pelo Homem constituídos por materiais orgânicos, calcários, empilhados ao longo do tempo e sofrendo a ação do tempo, que acaba por promover uma fossilização), devido ao fato do homem ser nômade, e se alojar num determinado local até que se esgotassem os alimentos; amontoavam conchas, fogueiras, restos de animais. Eram também nesses locais que enterravam seus mortos junto a seus pertences (colares, vestes, ferramentas e cerâmicas).
Paleolítico Superior: O Homem do Paleolítico Superior já é obrigado a morar efetivamente nas cavernas (devido ao resfriamento intenso do planeta e o norte da Europa ter ficado coberto de gelo como conseqüência da 4ª Glaciação). O Homem deste período já havia evoluído para o Homo Sapiens Sapiens, ou ser humano como conhecemos hoje. Ele caçava animais de grande porte (ex: mamutes, renas etc) utilizando para isso armadilhas montadas no chão e armas de haste longa (lanças).
Neolítico (pedra nova): Também chamado de Idade da Pedra Polida, é o período da Pré-História compreendido aproximadamente entre 12000 a.C. e 4000 a.C. Nesse estágio da história o homem passou por uma revolução na forma de pensar e ver o mundo que foi chamada de Revolução Neolítica. Essa expressão foi criada pelo arqueólogo inglês Gordon Childe (1892/1957) para designar uma fase da evolução cultural onde “o homem passou de parasita a controlador da natureza”. Essa transformação levou o Homem a se fixar definitivamente em um local e o adaptar às suas necessidades, tendo por base uma economia produtora. Tudo mudou com a revolução neolítica: O Homem domesticou alguns animais e descobriu a agricultura, o que proporcionou um maior controle das fontes de alimentação. No princípio do Neolítico havia uma divisão de trabalho entre sexos: os homens trabalhavam na lavoura e no trato com os animais e as mulheres cuidavam da habitação, dos filhos, confeccionavam roupas e cozinhavam. Com o tempo, os homens se especializaram na domesticação e criação dos animais e na agricultura. Ocorre assim a primeira grande divisão Social de Trabalho entre: Coletores (agricultores) e Pastores (ligados a domesticação e criação de animais).
Idade dos Metais: A transição do Neolítico para a Idade dos Metais caracterizou a transição da Pré-História para a História. A Idade dos Metais é o período marcado pelo início da fabricação de instrumentos metálicos e divide-se entre a Idade do Bronze e a Idade do Ferro. Cabe lembrar que nem todos os povos conheceram o metal aio mesmo tempo, então a entrada na idade dos metais varia muito de local para local. Nesse período o ser humano começava a dominar, ainda que de maneira rudimentar, a técnica da fundição. A princípio, utilizou como matéria – prima o cobre, o estanho e o bronze (uma liga de estanho), metais cuja fusão é mais fácil. Com o uso de forjas e foles, a metalurgia melhorou e se diversificou, atingindo o ferro, um dos metais que necessita de técnicas mais aprimoradas para ser aproveitado, pois requer uma temperatura muito elevada para a sua fusão. O ferro era usado principalmente para a fabricação de armas). Cada um dos períodos da idade dos metais corresponde à melhores formas de se produzir metal e pelo fato desse ter sido o último período pré-histórico, terminou com o surgimento da escrita. (A escrita é o processo de registro de caracteres através de um meio, com a intenção de formar palavras e/ou outras amplas construções de linguagem).
Bom, esses são os três períodos da Pré-História e como que a organização do homem se deu em cada um. Alguns historiadores gostam de colocar um Mesolítico entre os Paleolítico e o Neolítico, a fim de servir de exemplo para regiões do planeta onde a troca de um período para outro foi mais lenta, mas acredito que para bom entendimento bastem somente esses três. Acho que era isso. Boa sorte galera!
Questionário (trazer respondido na próxima aula, lembrando que tudo vale nota)